Comité jumelage Pessac

            Pessac






 Situação geográfica e económica.

Localizada no sul este da França, nos arredores sul de Bordeaux, Pessac, com  57000 habitantes, é a terceira câmara municipal da Gironde, depois de Bordeaux e Merignac e a quarta em Aquitaine.
É uma cidade universitária acolhendo 40000 estudantes num campus de  235 hectares, partilhados com outra cidade ou seja  Talence.
Pessac iniciou a criação de Bordeaux Unitec, Cidade Científica e Tecnológico cujo principal objectivo e o apoio a criação de empresas inovantes. Mais de 500 empresas estão localizadas em vários parques tecnológicos, e Pessac situa-se na “Route de Lazers” conjunto de laboratórios de pesquisas e de empressas espalhando-se desde a universidade até ao laser Mégajoule.



As riquezas do património arquitectural de Pessac

Pessac possuí um rico património arquitectural:
Construções de prestígio tal como o château de Camponac ou as habitações populares tradicionais (casas de região vinhateira).

Os edifícios dos séculos XVIII e XIX ainda estão presentes em Pessac,mais o século XX também ofereceu realizações importantes tal como a "Cité Frugès" de Le Corbusier.

Os edifícios públicos ( Câmara Municipal / Hotel de Ville) avizinham os monumentos religiosos ( Igreja Saint-Martin ),as construções hospitaleiras ( Hospital Xavier Arnozan ),mais também prédios industriais,e habitações clássicas.

Podemos dizer que a cidade de Pessac soube desenvolver-se respeitando o seu património arquitectural e favorecer realizações exemplares





 
Cidade verde e florida

parc de Jauzereau

Pessac possuí um espaço florestal importante e numerosos parques.

Le Bourgailh cujo objectivo e de se tornar num espaço dedicado ao ambiente e ao desenvolvimento durável.

  • Le Bois des Sources du Peugue ( bosque ) oferece caminhos de descoberta da fauna e da flora , percursos de saúde, passeios a cavalo,áreas de jogos,lazeres.





Estadias em Pessac


Além dos pontos já evocados, há mais três razões de vir a Pessac

A Cidade de Bordeaux cujo conjunto arquitectural foi classificado património mundial da Unesco.

Visita do litoral da Gironde,do qual o Bassin d’Arcachon.

Visita do vinhedo, Pessac fazendo parte da zona "Pessac-Léognan",que está integrada no vinhedo de Graves,e de forma mais larga o vinhedo bordelais.

Podemos ver 5 châteaux prestigiosos em Pessac:
      • Chateau Haut Brion
      • Chateau Pape Clément
      • Chateau Haut Brana
      • Chateau Les Carmes Haut Brion
      • Chateau Haut Bacalan


Chateau Pape ClémentChateau Haut Brion



Algumas datas a salientar para visitar Pessac

  • Le Printemps du Bourgailh  (A Primaveira do Bourgailh)   fim do mês de Avril é o encontro dos apaixonados pela natureza e os jardins ( feira de plantas e produtos deliciosos,passeios,tendas de trocas e de conselhos)

  • Festas de Pessac ( chamada "fête de la Rosière" ) no primeiro Domingo de Junho

  •  Na altura do 15 de Setembro "Dia nacional do património" todos os prédios de interesse são acessíveis gratuitamente. ( Em 2011 realizaram - se a 17 e 18 de Setembro )

  • L’Automne du Bourgailh o Outono du Bourgailh primeiro fim de semana de Outubro ) é o encontro dos apaixonados das árvores e da natureza ( accrobranches, conselhos, passeios de descoberta, espectáculos, feira bio )

  • Vibrations urbaines à Pessac:    festival dedicado as práticas urbanas, dança hip hop, concurso de rollers, futebol de rua, concurso de graffitis..... que são eventos a salientar.... Un "must"







 Deslocações

As deslocações entre Pessac e Bordeaux são fáceis com o eléctrico que circula das 5 h 30 da manhã até à meia-noite. Uma ligação de comboio entre a estação de Pessac e de Bordeaux ( Gare Saint Jean) , permite de circular entre as duas cidades, a viagem demorando apenas 6 minutos.

A partir dessa última estação pode-se ir até Arcachon (mais ou menos um comboio cada hora)


Amigos de Burgos, Banfora, Goppingen, Galati e Viana do Castelo, não hesitem a  contactar nos para a vossa estadia em Pessac podemos vos ajudar




haut de page



traduction en portugais: remerciements à O'Sol de Portugal